Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Decorando! Laranja

Oiii Gente!!

O "Decorando" de hoje é sobre a cor Laranja.
Se você não leu o último "Decorando" (clique aqui).



Paleta de Laranja - Pantone

Atualmente existem 45 tons de laranja catalogados.

O laranja de 2016, eleito pela empresa Pantone*, foi o  Autumn Glory.
Para conhecer outros tons de laranja, catalogado pela Pantone (clique aqui).

Laranja de 2016 - Pantone


A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidadesucesso, movimento e espontaneidade.
Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância, prosperidade, sucesso, agilidade mental, comunicação, calor efetivo, equilíbrio, segurança, confiança. É cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite.

Laranja na Cozinha - Google

Laranja na Cozinha - Google

Por ser uma tonalidade voltada para o convívio, o ideal é investir nela em ambientes sociais, como a sala e cozinha.
Na cozinha, o laranja, por ser uma cor quente e vibrante, é bastante convidativa, além de alegrar este espaço da casa.


Laranja no Escritório - Google

Laranja no Escritório - Google


Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. É a cor do lazer, a sociabilidade e ao lúdico. Mas ela também pode ser abrasiva e grosseira.
Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade. 


Laranja na Sala - Google

Laranja na Sala - Google

Em escritórios não é indicado essa cor, pois ela estimula o apetite, e pode deixar a pessoa estressada, porque, como dito ali em cima, pode estimular ainda mais estresse, nesse que já é um ambiente mais tenso no dia a dia.
O branco e o preto contrastam muito bem com o laranja, então, se você tem muitas peças de decoração nestas duas cores na sua sala, uma boa dica é pintar uma parede ou apostar em capas de almofadas e tapetes para um destaque bem elegante.


Laranja no Quarto - Google

Laranja no Quarto - Google

Laranja no Quarto - Google


Em lugares de descanso, não é uma boa ideia usá-la, ela é uma cor que anima e pode causar insonia.

Dada a vivacidade da cor, não precisa de muito laranja para fazer um grande impacto numa decoração de interiores, basta pensar em pequenos detalhes – molduras, espelhos, abajur, jarras, castiçais, velas, flores – para introduzir, com sucesso, esta tonalidade num espaço.

Quer saber como você pode combinar melhor o Laranja com outras cores?
Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.


Circulo Cromático - Google

Circulo Cromático de Tons - Google


  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.


É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, clique aqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo!

Beijos,
Mari

*Pantone: A Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. (Fonte: Design.Blog).