terça-feira, 30 de agosto de 2016

Decorando! Lilás

Oiii gente!!

O "Decorando" de hoje é sobre a cor Lilás.
Se você ainda não leu o último post (clique aqui).

Paleta de Lilás - Pantone

A Pantone* elegeu como o Lilás do ano de 2016, a cor Lilac Gray. Ele tem um tom de Lilás mais puxado para o Cinza. Uma cor bastante sóbria e neutra.


Lilás do ano de 2016 - Pantone

Se você quiser conhecer outros tons de Lilás da Pantone* (clique aqui).

Essa é uma cor que confunde em relação ao seu nome. Ela já foi chamada de Lilás, Roxo, Violeta e Anil. Vamos ficar com o nome Lilás.


Lilás na Sala - Google

Lilás na Sala - Google

Lilás significa espiritualidade, intuição, harmonia e os níveis mais altos de consciência. 
É uma cor considerada metafísica. Por isso dizem que ela nos conecta com as energias criativas e nosso eu superior. 

Lilás no Quarto - Google

Lilás no Quarto - Google

Lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

Lilás no Quarto - Google

Ela é uma cor bastante tranquilizante, e é muito indicada para ser usada em ambientes de relaxamento, como por exemplo, nosso quarto. Ela ajuda a acalmar, nos trazendo uma sensação de paz imediata.




Lilás no Escritório - Google

Lilás no Escritório - Google

Essa não é uma cor indicada para escritórios. Apesar de nos conectar com energias criativas, ela é uma cor que nos acalma, podendo nos trazer sono durante o período de trabalho.


Lilás na Cozinha - Google

Lilás é uma cor que se mistura bem com cores mais neutras. Por isso apostar em tons como branco, cinza, preto e tons de madeira é uma ótima pedida para tirar o foco da cor e equilibrar o ambiente.

Essa cor em excesso pode dar muito sono, então temos que tomar cuidado para não abusar muito dela, principalmente em ambientes em que recebemos as pessoas.


Lilás na Cozinha - Google

Quer saber como você pode combinar melhor o Lilás com outras cores?
Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.


Circulo Cromático de Tons - Google

Circulo Cromático - Google

  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.


É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, clique aqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo!

Beijos,
Mari



*Pantone: A Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. (Fonte: Design.Blog)