sexta-feira, 1 de julho de 2016

Decorando! Azul

Oiii gente!

Nova série do blog! O "Decorando" vai trazer algumas inspirações baseadas em cores, além de uma explicação sobre cada cor e quais as influências delas.

A cor de hoje será a azul.



Paleta de Azul - Pantone

Azul é uma cor que ajuda na tranquilidade, serenidade e harmonia. Ajuda a superar medos, ajuda a recuperar do cansaço e auxilia no sono.

Tem um efeito bastante calmante, mas, se usada em excesso pode trazer sonolência, por isso devemos tomar cuidado ao sair pintando tudo de azul.

Essa cor possui 111 variações de tons. 

Esta associada a inteligencia, progresso e liberdade. Por isso grandes empresas da área tecnológica e redes sociais, usam azul em seus logos.

A empresa Pantone*, escolheu como cor do ano de 2016, o Azul Serenity. Também separei um link com todos os tons que essa empresa tem (clique aqui).

Azul do ano 2016 - Pantone

Na decoração, o uso dessa cor é recomendado em espaços onde você vai relaxar, então temos os quartos e salas. 

Como também estimula o intelecto, usá-la em escritórios, biblioteca e home office, vai bem, mas não podemos esquecer que se usada em excesso pode dar sono, então temos que dosar na quantidade nesses ambientes.


Sala com Azul - Google

Sala com Azul - Google

Em ambientes onde você recebe pessoas, é importante misturar tons de azul com outras cores. Assim as pessoas não vão sentir tédio em um curto período de tempo.


Quarto com Azul - Google

Quarto com Azul - Google

Quarto com Azul - Google

Quarto com Azul - Google

Tons de azul combinam bastante com cores mais quentes. Por isso apostar em decorações em tons de amarelo e verde, por exemplo, pode ser uma boa pedida. Além disso, os tons neutros (cinza, branco, marrom e creme) estão liberados.


Escritório com Azul - Google

Escritório com Azul - Google

Quer saber como você pode combinar melhor o Azul com outras cores?

Separei aqui alguns círculos cromáticos pra ajudar.


Circulo Cromático - Google

Circulo Cromático de Tons - Google


  • Combinação por harmonia cromática: Combinação feita com a mesma cor, mas em diferentes tons, também chamada comumente de cor sobre cor;
  • Combinação com cores análogas: Combinação feita com as cores “vizinhas” à cor escolhida dentro do círculo cromático, seja diretamente a cor anterior ou posterior;
  • Combinação com cores complementares: Combinação feita com cores opostas no círculo cromático, como o azul e o laranja ou o verde e o vermelho;
  • Combinação em triangulação ou tríade: Combinação através da escolha de três cores equidistantes no círculo cromático, definidas, por exemplo, através da utilização de um triângulo equilátero dentro do círculo cromático.


É isso gente! Espero que tenham gostado.
Semana que vem tem mais. Fiquem de olho no próximo post que será liberado lá na página: Mariana Demola Arquitetura e Organização, no Facebook (se quiser ver, clique aqui). Não esqueça de curtir a página pra ficar sempre dentro dos posts e novidades.
Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu respondo!


Beijos,
Mari


*Pantone: A Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. (Fonte: Design.Blog)