quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Quero ser Arquiteto... O que precisa?




Oi gente!

Muitas e muitas pessoas vêm me perguntar sobre o curso de arquitetura e urbanismo.

Já ouvi essa pergunta uma série de vezes: eu quero fazer arquitetura, mas o que precisa?

Pois bem, resolvi responder!

Primeiro de tudo e muito mais importante que qualquer coisa é: está na dúvida? Nem comece! 
Digo isso, não porque quero destruir seus sonhos, mas porque a faculdade de arquitetura é pesada, e se você não tem
certeza que quer ser arquiteto, não perca seus próximos cinco anos fazendo o curso.

Dica 2: Não! Você não precisa arrepiar no desenho!
Você vai aprender desenho técnico na faculdade.
No meu caso, os dois primeiros anos de facul, meus projetos eram todos a mão e eu ainda tinha uma matéria que chamava desenho de expressão, onde estudei de desenhos até o uso das cores.
Então, fique tranquilo! Tu vai aprender desenho!

Dica 3: já comece a ir atrás de cursos de programas que usamos para fazer os projetos. Isso faz muita diferença pra arrumar um estágio, principalmente no começo da faculdade, onde você sabe pouco.
Os programas que eu vejo que são mais pedidos são: MS Project, AutoCAD, Skethup, Revit, 3D Max, Vray, CorelDraw e Pothoshop (os três últimos para renderizações de projetos).

Dica 4: acostume-se a dormir pouco, a faculdade exige muito de você, principalmente nas entregas de projetos (apesar que eu pouco sofri com isso, mas muitos colegas meus passaram noites sem dormir).

Dica 5: participar de programas de Iniciação Científica é muito legal, e te agrega um conhecimento enorme. Super indico!

Dica 6: Não deixe pra estudar em cima da hora. Temos muito conteúdo teórico, e as provas geralmente são juntas com a entrega do projeto, logo, você não terá muito tempo pra estudar tudo.

Dica 7: fazer trabalhos em grupo é muito mais fácil. Considerando que são várias pesquisas, projetos e ainda tem a apresentação de cada um dos trabalhos.

Dica 8: Deixe pra se preocupar com o seu TCC na hora certa. Ficar preocupado antes da hora, é besteira! Seu professor não vai te ajudar antes do tempo certo para orientações.

Dica 9: se seu projeto está ruim, comece tudo de novo! Mais fácil e simples, e tem menos dor de cabeça, porque refazer tudo do 0 é mais difícil que começar de novo.
Salvo as revisões de melhorias que o professor indicar.

Dica 10: se você se esforçar e ir atrás dos cursos, o estágio vem facinho. 

Dica 11: arquiteto pode sim assinar projeto estrutural. Isso de não poder é mentira. Porém, eu prefiro que um engenheiro assine. Assim me sinto mais segura (isso vai de profissional para profissional).

Dica 12: tenha em mente: arquiteto cuida da estética, engenheiro da estática.

Dica 13:  resmat é chata e é difícil (pra mim foi)!

Dica 14: esqueça vida social em época de entrega dos trabalhos.

Dica 15: antes de começar a facul, pesquise a grade curricular. Às vezes ela pode te dar uma luz.

Dica 16: você vai amar o curso.

Dica 17: você pode odiar as maquetes depois que começar arquitetura.

Dica 18: você vai virar o mestre o DIY (Do It Yourself)

Dica 19: ideias vão aparecer no meio da noite, no meio do banho. Se prepare, porque você vai querer levantar pra anotar.

Dica 20: não discuta com seus professores. Lembre-se são eles que te dão as notas para passar de semestre.

É isso! 

Espero que tenha ajudado vocês!

Beijos,
Mari